sexta-feira, 29 de abril de 2011

Esclarecimentos sobre o não uso de fraldas

Quando resolvemos anuncair que não usaríamos fralda nem berço com o pequeno, surgiu o primeiro desconforto familiar. É normal que a maioria das pessoas se espante quando alguém questiona um comportamento estabelecido há tanto tempo que nem se sabe quando.

Ouvimos comentários do tipo:

"Mas vai dormir onde, coitadinho..."
"Que absurdo!"
"Ele vai ser como um indiozinho, andando por aí sem roupa? rsrsrs..."

Vamos por partes, primeiro falarei sobre as fraldas, em outro post falamos sobre o berço.

Há muito que ouvia argumentos ecológicos contra as fraldas descartáveis, afinal são feitas de plástico (500 anos de lixo na natureza) e papel (árvores derrubadas e todos caos gerado nesse processo). Mas confesso que não sou ecologista ferrenha e que as vantagens das descartáveis são semelhantes ao uso de absorvente femininos, uma liberdade em meio à rotina.

De todo modo gostaria de usufruir das maravilhas da modernidade sem degradar ainda mais o planeta que estou deixando para meus filhos e netos. Não sou contra os avanços tecnológicos, mas sim contra os excessos que regem seus usos.



Usar fraldas de pano não seria uma alternativa tão mais saudável e ecológica assim. O pano não isola o xixi e permite maior proliferação de bactérias, o que resulta em problemas de saúde para o bebê. Isso sem falar na quantidade de água gasta para lavar as três mil trocas médias que um bebê necessida por ano.

Foi então que descobri uma técnica muito difundida na Europa, a Elimination Communication. É baseada no conhecimento que os bebês têm controle da bexiga e do esfíncter desde o nascimento. Respeitando o ciclo biológico de todo ser humano que elimina, normalmente, ao acodar e após suas refeições, é desenvolvida uma abordagem natural de comunicação nos momentos de eliminação das necessidades dos bebês.  Nesses momentos o bebê deve ser levado ao banheiro. Ali a mãe vai se comunicar com o bebê auxiliando-o a eliminar e se mostrando satisfeita quando ele consegue.

O método pode ser aplicado em recém nascidos com utilização de potes ou diretamete no sanitário, de acordo com melhor adequação dos pais.

No vídeo, mãe e bebê de 17 dias aprendem juntos. Uma aventura, rsrsrs.

Benefício para a saúde do bebê. Listamos os dez primeiros, mas no site de origem são apontados 75:

1. evita a assadura e irritação da pele do bebê.

2. reduz a exposiçãoda pele do bebê a produtos químicos.

3. permite a mãe a ter mais conhecimento de padrões de eliminação do bebê e desenvolver uma melhor noção de sistema digestivo da criança. Potencialmente poderá reagir a alérgenos mais rapidamente. E perceber se a criança apresenta desconforto ou dor durante a eliminação.


4.  permite aos bebés não usar fraldas em trajes de banho. Swim-fraldas" não impedem a urina de entrar na piscina e não são confortáveis ​​para o bebê. 5.reduz o risco de infecções do trato urinário, assim como as constipações.

6.  reduz ou elimina a cólica.

7. reduz o risco de enurese noturna em crianças mais velhas.

8. capacita as necessidades das crianças, tornando-as participantes ativos no cuidado de suas necessidades próprias da eliminação.

9. reduz o uso de fraldas descartáveis, lenços úmidecidos e o desperdicio de água na lavagem das fraldas de pano

10.  mais economico, confortável e saudável.

Pretendemos aplicar o método aliado ao uso de fraldas descartáveis para o sono e para passeios. Não é o ideal, mas já teremos reduzido consideravelmente a quantidade de lixo que um bebê normalmente produziria.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Para me divertir e relaxar ao mesmo tempo

Tia Mimi vai me emprestar essa cadeirinha sapo que foi do meu amiguinho Atzel! Não é o máximo? ADOREI!!!

Benefícios da cadeirinha:
  • Promove conforto e segurança
  • Vibrações calmantes, conforto e um movimento suave ajuda acalmar o bebê.
  • Incentiva o Desenvolvimento das Habilidades Motoras
  • Auxilia na coordenação pois utiliza visão e toque.
  • Estimula os sentidos
  • A barra de brinquedos removível facilita o acesso ao bebê
Até 11quilos (mais ou menos 10 meses)

Coelho roqueiro no cinema, será um sinal? Rsrsrsrs

Será esse o futuro do nosso pequeno?
Vocês me conhecem bem e sabem que não sou dada a coincidências. Vejo como um sinal Divino as informações que se repetem dia a pós dia. E não parece muito estranho que em sendo nosso pequeno um bebê coelho, previsto pra vir ao mundo no meio do festival do Rock, ter em seu ano um filme sobre coelhos roqueiros? Ahhhh, isso tudo me encanta. Quero muito conferir esse filme!

 “Hop - Rebeldes Sem Páscoa” é  uma mistura de animação e live action. Na história, um coelhinho (voz de Russell Brand) que quer ser roqueiro, sofre pressão para se manter no ramo de negócios da família, a Páscoa.

Quando decide fugir de casa, ele tromba com Fred (James Marsden), um preguiçoso desempregado que acidentalmente atropela o bichinho e se vê na obrigação de tomar conta dele até que se recupere. Enquanto se esforça para aturar o pior hóspede do mundo, Fred e o coelho vão fazer grandes descobertas sobre a vida.

Em cartaz no Rio
  • Largo do Machado
         São Luiz - Sala 2 14:00 | 16:20 | 18:40

Em cartaz em Curitiba
  • Shopping Curitiba
        Sala 5 -13:20, 15:30, 17:40, 19:50, 22:00
 
Em cartaz em Balneário Camboriú

  • GNC Balneário Camboriú
         Sala 4 - 14:15 - 16:20 - 18:30 - 20:40 

Isso que é Rock Baby de verdade!

Como se não bastasse o nosso bebê chegar na semana do Rock in Rio, que ocorre entre 23 de setembro e 02 de outubro, ele receberá a ilustre visita do Deus da guitarra, Eric Clapton. Isso mesmo! Dia 09 de outubro tem show no Rio, será que o pediatra vai liberar a participação do baby nesse evento ímpar? Rsrsrs. Vovô Noel deve estar amando tudo isso.

O médico acha que ele chega no dia do show do Metallica, 25/09. Eu achava que vinha no dia do Guns n'roses, 02/10. Mas se for pra escolher de acordo com o show, abro mão do instinto materno e apoio a opinião do médico, rsrsrsrs. E você? Arrisca um palpite?

Veja o lineup do evento e dê o seu palpite.

No vídeo abaixo um entrevista com Clapton sobre seu novo álbum. Para o bebê já ir curtindo boa música e exercitando o ouvido para outras línguas. Ainda que eu seja contra a massificação da língua inglesa, é importante deixar a mente aberta a todas as experiências culturais.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Mamada pós-parto também é possível em cesarianas

Essa criança nasceu de cirurgia cesariana e ainda assim pôde mamar logo após o nascimento.

"Imediatamente após o parto o bebé apresenta-se desperto, activo e pronto para se alimentar. Colocado sobre o abdómen da mãe um bebé de termo e saudável é capaz de rastejar até à mama. Se o bebé estiver bem e não sedado, consegue sozinho chegar à mama, sem ajuda, habitualmente na primeira hora de vida. Alguns bebés precisam de mais tempo e alguns até acabam por dormir um sono antes de mamarem. O processo de nascimento não está terminado enquanto o bebé não passar com sucesso de alimentação pela placenta para alimentação ao peito. A saída da placenta é facilitada pela produção de ocitocina desencadeada pelo contacto do bebé com o mamilo."

O que ocorre é que geralmente na cesariana a placenta não está madura a ponto de produzir o hormônio que libera a produção de leite. Para que isso seja possível a mãe deveria esperar entrar em trabalho de parto para então fazer a cirurgia. Mas quem faz cesariana marca de acordo com suas conveniências e não pensa nisso. Afinal a informação não chega tão fácil para todo mundo. Clicando no parágrafo acima você será direcionado para um site que explica tudo sobre amamentação.

Espero ver vocês na São José

Ontem papai e mamãe foram fazer a visita de gestantes à maternidade da Casa de Saúde São José. Foi uma experiência muito esclarecedora e por isso reconfortante.

Sobre risco de não ter vagas: os períodos de maior lotação são as semanas que antecedem ou precedem feriados - não é o nosso caso. Segundo a profissional que nos guiou, o fato dele nascer na semana do Rock in Rio é bem propícia para uma maternidade esvaziada, já que a maioria faz cesária e planeja para dias úteis e sem eventos de grande porte.

Ontem haviam 10 cesarianas para 2 partos normais. Reparem que estamos na semana seguinte ao feriado de Páscoa. A maternidade conta com 27 quartos e 6 suites.

Sobre os procedimentos de pré-parto, parto e primeiros tratamentos com o bebê: a equipe de enfermagem só procede mediante orientação do obstetra e do pediatra. Tudo o que for combinado com esses profissionais será respeitado. Inclusive aleitamento pós-parto, retirada ou não do vérnix, tempo de observação na incubadora ou alojamento conjunto imediato.

A única autonomia da enfermagem é quanto ao banho do bebê, único cuidado que não é permitido ao pai, visto que a responsabilidade da integridade do bebê é conferida à maternidade. De todo modo, o banho é dado em uma pia no berçário bem de fronte ao vidro. Todos podem ver e até filmar.



Foto e filmagem: A equipe da maternidade não precisa de autorização do corpo médico para entrar no centro cirúrgico. Só é permitida a entrada de um acompanhante então, se quisermos ter nosso próprio fotógrafo, teremos que solicitar ao obstetra para que ele autorize a entrada do profissional na sala de parto.

A placenta: a placenta é preservada atá o dia da alta, para o caso do médico solicitar para qualquer administração clínica. Depois disso é desprezada como lixo hospitalar. Nada impede que eu converse com meu médico e solicite que a placenta seja entregue a mim no dia da alta.

Curiosidades:
  1. todos os bebês vão para incubadora no pós-parto e ficam lá por pelo menos duas horas. Exceto em raríssimos casos de orientação contrária do pediatra.
  2. praticamente todos os pediatras orientam o aleitamento pós-parto. Ou seja, em geral, o bebê sai da mãe direto para o peito. Isso só não ocorre na cesariana devido à situação em que a mãe se encontra.
  3. o bebê vai ganhar um kit higiene (sabonete líquido da Granado, algodão, álcool 70%, gaze e fraldas); e a mãe ganha no dia da alta ganha uma bolsa com brindes (queria que a Vanessa falasse o que vem nessa bolsa, já que a guia não soube dizer, rsrsrs)
  4. temos direito a seis refeições diárias e mais o café da manhã para o acompanhante
  5. o sofá-cama do acompanhante é maravilhoso!
  6. famosos que tiveram seus filhos na São José:
Angélica e Luciano Huck, Amora Mautner e Marcos Palmeira, Ingrid Guimarães, Maria Ribeiro e Caio Blat, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert (parto normal de gêmeos), Lavínia Vlasak, Vanessa Lóes e Tiago Lacerda, Cláudia Abreu, Flávia Alessandra, Daniela Sarahyba, Letícia Spiller, Marcelo Farias, entre muitos outros.
 



Não podia esquecer de dizer que mamãe e tia Duda nasceram ali também!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mais mimos desta Páscoa

 Páscoa abençoada de família reunida, ainda que muitos na corrente do pensamento. Aniversário da Bisa Marisha, contatos telefonicos com toda família que está no sul.

Aqui no Rio, um almoço delicioso preparado pela Vó Aidê. A melhor bacalhoada de todos os tempo segundo o papai do ano, rsrsrs...

E mais presentes pro brasilzinho! Vovó Aidê deu esse lindo jogo de berço em cetim dourado. Um luxo só! E mais essas roupinhas quentinhas para quando formos visitar os parentes do sul.


Um mimo da Bisa Yo.
A toalhinha bordada vai pra decoração
e os sabonetinhos, hum...perfume pro guarda-roupa.







Presentinho da Tia-avó Anabel
Duas toalhas de boca e a meia
que vai usar na maternidade.

domingo, 24 de abril de 2011

O melhor ovo de Páscoa!

Ele crescendo e eu diminuindo. Nas fotos nem deu pra perceber muito a diferença, mas essa semana já senti algumas roupas apertando na barriga. Ainda uso quase todas as minhas roupas, e estou pesando menos do que quando concebi, mas o crescimento dele é inegável! 
18 semanas e 2 dias
 Meu ovinho doce de ternura, ovinho de sonhos e aventuras.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Ah, esses tabus...

Às vezes parece que o comportamento geral de quem se prepara pra se ter e depois educar um bebê, no Brasil, ou é preguiçoso ou é passivo, reflexo de pouca informação. Várias coisas parecem tabu.

Além do alto índice de cesarianas no país, "porque a mulher não quer sentir dor", não se encontra muita informação por aí questionando convenções como, por exemplo, o uso do berço, o uso indiscriminado de fraldas (esperando-se educar a criança a usar o vaso depois de grande, quando ela já se acostumou com a fralda e já está com o esfíncter "solto"), o recorrente pedido de ultrasonografias por parte da maioria dos médicos, o falar "abobado" com o bebê (ensinando ele a falar da mesma forma, ou seja, errado), entre outras coisas - como a introdução de açúcar e porcariada industrializada na dieta da bebezada.

Não dá pra ficar neurótico achando que TUDO que for convencional pode fazer mal pro bebê ou pra sua educação. Não penso em embarcar numas modas alternativas românticas - tipo comer a placenta, à la Tom Cruise. Mas vamos e venhamos, né? Questionar algumas coisas que parecem tão cristalizadas na paternidade não faz nenhum mal!


"Que delícia!"

Enfeite para porta

Mais fofuras da Vó Miriam

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novas aquisições para o meu enxoval

As obras de arte da Bisa Diva e a mantinha de batizado
 tricotada pela Vó Mi
Body, macaquinho curto e de pézinho, para os primeiros meses
Presentes da Vó Mi e Bisa Diva
Pelas cores já dá pra saber que é presente da Vó Mi
Esses são para o ano que vem.

Roupas mais quentinhas para o inverno 2012 em Curitiba.

Mimos do Sul

Ai que gostoso, para um bebê coelho nenhum feriado poderia ser mais adequado do que a Páscoa.
Na minha primeira Páscoa, ainda na barriga da minha mãe já ganhei um monte de chocolates e presentes.

Terça-feira chegou a surpresa do vô Beto (chocolates finos e pregadores de coelhinhos); quarta-feira chegaram duas caixas da família de Curitiba (enxolval, doces, enfeites e brinquedos); quinta-feira meu tio Erich e a tia Anna vieram aqui em casa de surpresa trazer chocolate e nos levar para almoçar.

Ai, ai...que felicidade...isso que ainda falta Sexta da Paixão, Sábado de Alelúia e Domingo de Páscoa. Deus abençoe que minha vida seja sempre assim.


Presente da Vó Miriam, porta-lápis toquinha do coelho

Mais da Vó Mi, porta-algodão de coelha prenhe

Pregadores de coelhinhos do Vô Beto 

Meus mimos reunidos!

domingo, 17 de abril de 2011

Ovo da Páscoa

A Páscoa está chegando e meu marido já entrou no clima. Disse que nosso ovinho já passou do nº09 para nº18. Na verdade se for pensar no peso ele é equivalente ao 12, mas por enquanto o tamanho é que impressiona mais. Será que até dia 24 ele chega a nº21? Afinal até lá ele terá dobrado de tamanho, rsrsrs...

sábado, 16 de abril de 2011

A circunferência deles também aumenta



Extraído do G1:

Um estudo recente comprova que homens, cujas mulheres estão grávidas, podem apresentar alguns sintomas de gravidez. De acordo com Albert Brennan, pesquisador da Faculdade de Ciências da Saúde e Bem-Estar Social da Universidade de St. George, em Londres, enjoos matinais, mudanças de humor e aumento do volume da barriga também costumam aparecer em futuros pais que possuem relações estreitas com a parceira.

Análises recentes confirmaram que a barriga do funcionário público Bruno Brasil, 26,
aumentou sensivelmente. "É um dos momentos mais difíceis da gestação, além de, secundariamente, o enjoo e as dores da minha esposa", destaca. A preocupação, no entanto, não é momentânea. "Não quero nem pensar quando o bebê crescer e eu tiver que ir a festinhas cheias de bolo e brigadeiro. É um absurdo a Organização Mundial da Saúde não se posicionar sobre esse problema", antecipa o futuro pai.

terça-feira, 12 de abril de 2011

A dor e a delícia de esperar um bebê

Não preciso dizer a ninguém o quanto é maravilhoso viver um momento mágico tão esperado a vida toda como este. Mas nem sempre se confirmam as alegrias ou incertezas que nos colocam socialmente.

Hoje recebi um informativo do Baby Center falando sobre as temidas mudanças no corpo da mulher e o medo que a maioria sente de não ter seu corpo de volta depois do bebê nascer.

Devo dizer que nunca me senti tão bonita quanto agora. Quanto mais a barriga cresce mais me sinto linda. O bebê usou todos os meus excessos para a sua formação, resultado estou sequinha, só tenho barriga e peito, rsrsrs. Meu cabelo está vistoso e minha pele está ótima. Assisti um monte de partos no YouTube em que ao sair do bebê a barriga imediatamente voltava ao lugar, impressionante! Acho que isso vai acontecer comigo. Então não tenho medo nenhum. Acho que a gravidez só vai me fazer melhor em todos os sentidos.

Mas nem tudo são flores, a constante sensação de ressaca é o pior dos sintomas. É uma mistura do não dormir por causa das idas frequentes ao banheiro, com uma azia forte que provoca um enjoo constante. Isso sem falar no emocional, que fica super sensível. Como se a TPM durasse muito mais que quinze dias.

Tudo bem, os exames estão ótimos, a barriga não pára de crescer, o coração dele bate cada vez mais alto e logo sentiremos seus chutinhos. Todo resto fica leve diante disso. Agora entendo o que significa "padecer no paraíso", uma expressão que vai muito além das já conhecidas preocupações maternais visíveis do ponto de vista de filho.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Angélica no curso da Stéphanie Sapin

Gente, essa é a Stéphanie que a Ciça comentou em alguns posts. Depois de ouvir maravilhas sobre seus ensinamentos estamos pensando em fazer o curso. O que vocês acharam da matéria no programa da Angélica? Será que abolir o berço é mesmo uma opção? Ai, ai...quantas dúvidas...

Mais sobre banho de balde

sábado, 9 de abril de 2011

Banho de balde

Meu pai costuma se lembrar que tomava banho de balde e bacia de lavar roupas. Como aqui é quente, acho que ele vai me meter num balde de vez em quando também. Ainda mais se eu estiver agitado - aí não vai ter escapatória. Dizem que isso tranquiliza a bebezada, que fica ali dentro quietinha, como se isso lembrasse a sensação de estar de volta no útero. Saca só:





Mas, francamente, acho que qualquer baldão de limpeza (não muito vagabundo) já serve!

Bruna Brasil, dois anos, banho de balde comum.

A criança de coelho

Uma criança nascida no ano do coelho terá uma doce disposição. Uniforme, moderado e obediente, será sensível às recomendações dos pais e agirá de acordo com isso. Pode ou não ser falador, mas não será malcriado ou ofensivo. Pode sentar-se e ficar quieto e concentrado com um brinquedo ou jogo. Geralmente é um dorminhoco e sofre muito quando está doente.

Será fácil de disciplinar e não terá dificuldade na escola. Aprende bem e com facilidade as suas lições. Mas embora tenha boas maneiras, isso não significa que não argumentará quando precisar  reforçar as suas ideias. Pode agarrar ambos os lados de uma pergunta rapidamente e debatê-los nesse momento com inteligência.

Às vezes, será difícil decifrar os seus pensamentos ou acções. Perito em mascarar os seus sentimentos, o coelho dirá somente aquilo que sabe que irá agradar e manobrará assim a maneira de pensar dos outros sem estes darem por isso. Poderá afastar-se de forma a proteger as suas possessões. Notavelmente observador, pode calcular as suas possibilidades para alcançar um fim. Em vez de resistir directamente às regras, o sutil coelho planejará com cuidado a forma de as contornar. Este educado e pequeno anjo irá negociar sempre por algo melhor.

Pode reagir a uma reprimenda de forma filosoficamente indiferente. Esperando pela reação de uma forma calma, o coelho partirá pacientemente outra vez do quadrado número um do tabuleiro de xadrez. Útil em casa, conformando-se na escola e bem ajustado ao ambiente, esta criança saberá lidar com as pessoas e dar a volta aos problemas. Será bem aceito por todos.

Dicas da Rafinha

Adesivo de parede com coelho e coruja

Roupinha de inverno de bebê coruja

sapatinho de bichinhos

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Meu primeiro naninha

Tia Carlota foi quem me deu meu primeiro naninha. O coelho Tom Sawyer, além de muito gostoso de abraçar é também caixinha de música. Bom companheiro de brincadeiras e embalador do soninho.

Valeu Tia Carlota!!!




Decorando

Já posso identificar meu quarto na maternidade!



















Papel de parede ou adesivo?
Com esse adesivo lindo que a vovó Miriam achou
 fica mais difícil a escolha.

domingo, 3 de abril de 2011

Leiteira Divertida - o debate

Estou pensando seriamente em pedir uma Leiteira Divertida de presente de Natal. Afinal, ela "emite sons de vaca"! Mas meu velho acha que isso vai me condicionar a beber leite direto na vaca, na teta, quandoeu crescer (as demais leiteiras, demasiado sóbrias, não emitem som nenhum). De toda forma, esse piá aqui tá de cabelo arrepiado com ela:

Papéis de parede

Tem um mais incrível que outro, fica difícil escolher. Ajudem, por favor.

Linha Mapa Mundi:

vejam só o mapa


Nesse caso não seria com esse fundo bege,
 mas um tom entre azul e verde


Linha verde mata


Olhem que fofas as corujinhas na árvore.
Amei esse berço também.

E essa banheira gente, não é o máximo?!
Ainda não decidimos se vamos seguir pela linha natura-verde ou pelo mapa-mundi. Ambos tem aspectos educativos e estimulam a criatividade, mas estamos na dúvida. De qualquer maneira permanecemos com o tema dos coelhos. Sem personagens, apenas uma toca dos coelhos mais diversos dos quais o nosso será o protagonista, com sua personalidade própria.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lista do meu enxoval

Ontem a vovó Miriam mandou pra mamãe uma lista de sete páginas de coisas  que vou precisar. Bom...como as três últimas páginas era um pouco repetitivas, ou seja tudo que está no enxoval e que deve ser pedido no chá de bebê, mamãe deu uma reduzida para mostrar pra vocês o que eu já tenho e o que ainda vou precisar.

 
Enxoval

- 1 kit Saída Maternidade (macacão + manta) (vovó Aidê vai dar)- 4 bodys mangas longas (tenho 1)- 4 bodys mangas curtas  (tenho 2)
- 4 calças com pé e 4 sem pé (mijão, culotes)
- 5 macacões com mangas (2 de tecidos mais leves de malha e 3 de tecidos mais quentes como o plush ou malha suedine) (tenho 1 para agora e 3 para o inverno2012)
 - 2 macacões curtos (tenho 1)                                                                                              
- 6 pares de meias recém-nascidos (RN) ou baby (tenho 2)
- 3 babadores
- 1 manta térmica                                                                                                                                  
- 2 cobertores (um mais leve e outro mais quente)                                                             - 3 jogos de lençóis e fronhas para berço                                                                           
- 2 jogos de lençóis para carrinho
- 1 kit de berço: edredom + almofadas laterais (protetores de berço)
- 2 travesseiros                                                                                                                    
- 2 toalhas com capuz
- 6 toalhas de boca
(já tenho 3)
- 1 dúzia de fraldas de pano (caso opte por fraldas descartáveis, estas servirão de apoio na higiene do bebê)
- 8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho pequeno
- lembrancinhas maternidade                                                                                                                          
- 1 chocalho
- 1 mordedor

Higiene

- 1 creme para prevenção de assaduras (vou ganhar na maternidade)- 1 creme de tratamento de assaduras (para quando ocorrer a assadura - Nistatina + Óxido de Zinco)
- 1 fita adesiva
- 1 caixa de cotonetes
- 1 kit de escova e pente
- 1 kit de unhas (cortador + tesourinha de pontas arrendondadas)
- 1 frasco de álcool 70% (p/ limpeza do umbigo)
- 2 pacotes de algodão
- 1 pote de lenços umedecidos
- 1 garrafa térmica (para a colocação de água morna para higiene do bebê)
- 1 sabonete para bebê (pode ser líquido ou em barra)
- 1saboneteira                                                                                                                       

- 1 shampoo para bebê
- 1 talco para bebê
- 1 frasco de óleo para bebê
- 1 esponja de banho macia
- 1 termômetro p/ medir temperatura do bebê
- 1 termômetro p/ medir temperatura da água da banheira (opcional)
- 1 trocador
- 1 banheira (Vó Miriam vai me dar)- 2 chupetas nº 1 (opcional)
(mamãe não quer que eu use)

- 1 prendedor de chupeta (opcional)
(não vou precisar)
- 1 porta-chupeta (opcional)
(não vou precisar)
- 3 faixas para umbigo (opcional)
- 1 massageador de gengiva (serve como escova para higiene da gengiva e dos primeiros dentinhos)


Quarto

- 1 abajour
- 1 berço (que vira mini cama)- 1 cômoda (de preferência uma que já possa funcionar como trocador) (já tenho uma enorme no meu quarto)
- 1 mosquiteiro (mamãe quer colocar telas nas janelas)                                                            

 - 1 cortina (já tenho)                                                                                                              
 - 1 protetor de colchão
- 1 enfeite de porta (já tenho)                                                                                               - 1 lixeira

Passeio
- 1 carrinho com posições deitado e sentado (Vó Miriam vai me dar)                              - 1 bebê conforto p/ transporte do bebê no carro (Vó Miriam vai me dar)                        - 2 bolsas (1 pequena e 1 grande)

Alimentação

- 1 cadeirão
- 1 prato
- 1 jogo de talheres de plástico para bebê
(quero um kit desse em aço inox gravado meu nome)

- 1 jogo de mamadeiras: 1 grande p/ leite (p/ ser usada após o período de amamentação) + 1 média p/ água + 1 pequena p/ chás e sucos
- 1 kit escova para limpeza das mamadeiras