Nunca pensamos em questionar um móvel tão institucionalizado como o berço, mas ao ouvir a especialista, começamos a refletir sobre o assunto.
Ela afirma que o berço funciona como uma gaiola para bebês. Ao acordarem e se verem presos ali, choram para que alguém venha salvá-los da prisão ou pior, atiram-se do berço correndo risco de graves acidentes.
A gaiola os tornaria dependentes e/ou irritadiços, além de impedir o desenvolvimento natural da criança que anseia por explorar o mundo a sua volta.
Duas amigas fizeram a experiência da mini cama com seus bebês e adoraram. No caso da Talita, o Dante chegou a ter berço e nunca quis dormir ali. Só passou a dormir em seu quarto quando ganhou a mini cama.
Essa é a mini cama que a Ciça e a Talita usaram:
![]() |
Mini cama Tok Stok |
![]() |
Mini cama com saída também da Tok Stok |
Na minha opinião, eu compraria a com saída, para quando o filhinho de vocês estiver maior, poder sair com mais facilidade. Já que a princípio vocês vão usar protetores mesmo.
ResponderExcluirO berço do Atzel é evolutivo, quando ele estiver maior se transforma em mini cama. Aqui vai o link : http://www.abracadabra.com.br/site/prod-detail.cfm?Idprod=2290518BR&blp=abr&IDgrupo=05&IDLinha=03
ResponderExcluirO exemplo da video é optimo para mostrar que muitos pais não colocam o berço na altura certa. Um berço tem 2 a 3 niveis de altura que mudam em função da idade do bebê. Assim não tem possibilidade para o bebê se jogar fora do berço.
Um bebê se mexe muito durante a noite, muitas vezes eu encontro Atzel do otro lado do berço de onde estava no inicio da noite. Tendo uma mini cama você corre o risco de se acordar muitas vezes durante a noite para "recolher" ele no chão sem saber como ele caiu, talvez a cabeça a primeira.
É Gi, por isso estamos na dúvida. Será que o minhocão será o suficiente para manter ele numa posição segura durante o sono?
ResponderExcluirMimi, se usarmos a mini cama com cercamento completo ele não tem risco nenhum de cair no chão. Ele apenas terá liberdade de sair da cama quando acordado.
Vamos lembrar também que ele terá o piso fofo, anti-alérgico e térmico. Esses pisos são especialmente desenvolvidos para quartos de bebês, pensando no conforto e segurança deles enquanto estiverem ao chão.
Obrigada pela participação meninas!!!
Sou total de acordo com a Mimi.
ResponderExcluiro berço q ela tem é uma ótima opção, pois pode ser usado por muito tempo...
o bebê não chora pq tem consciência q ali é uma prisão e sim pq quando acorda quer colo e mamar pq o sono dá muita fome pois é quando ele cresce e muitas vezes quer tb q troque a fraudinha...
Gente, eu tenho visto umas mini camas com pé muito alto. Acho que a preocupação de vcs deve vir dessa referência. Queria lembrar que a que vamos comprar não possui pé. É como se fosse uma caixa de areia com colchão dentro. Possui uma barra lateral que impede o livre rolar para fora da cama. E como é muito baixa, favorece a saída da cama em segurança. Além disso, o chão é mais fofo que um tatame. É feito de vinil com forro e espuma. O efeito é semelhante ao de um grande colchão de vinil. Ou seja, ela não sentirá tanta diferença entre cama e chão a não ser pela roupa de cama.
ResponderExcluirOutra coisa, é claro que nem todo choro vai ser pq ela quer sair do berço. Mas é preciso estar atento aos diversos tipos de choro. E o da angústia por sair do berço é um deles sim. Esse negócio de consciência eu acho um pouco inadequado quando se trata de bebês. Mesmo adultos choram sem consciência do porque. Eu diria mais que choram por sentimento mesmo. Pq sentem incômodo por fome, pq querem ser limpos, pq se sentem sozinhos ou pq querem sair do berço. É preciso amor e paciência para descobrir cada caso.
ResponderExcluir100% a favor do minhocão! Eu tenho usado um travesseiro de corpo da Ortobom e atesto o conforto. Nem consigo mais dormir em outra posição.
ResponderExcluirEstas minicamas são ótimas. Meus tios compraram uma para meu primo e foi super legal, zero risco de acidentes.