O chamado "parto quiabo", aquele que não dá tempo para nenhum procedimento padrão, quando o bebê escorrega pra fora do ventre sem fazer sofrer a mãe, só é possível quando o bebê produz uma grande quantidade de vérnix. Mas o que é vérnix caseoso?
Segundo o Dr. Marcelo Meirelles, em seu blog Pediatria Brasil, é um material gorduroso branco, formado pelo acúmulo de secreção das glândulas sebáceas e inclui células epiteliais e lanugem, recobrindo a pele ao nascimento.
É absorvida e retirada com o atrito das roupas, ou pode ressecar e soltar-se no primeiro dia.
Acumula-se nas dobras e pregas da pele, onde um depósito espesso pode ser encontrado. Em vez de ficarem protegidas, essas áreas podem tornar-se irritadas se o vérnix permanecer ali por mais de 48 horas.
Porém a manutenção dessa barreira protetora da pele nas primeiras 24 horas é de fundamental importância para uma boa adaptação e termorregulação. Tem uma importante ação antibacteriana na pele do neonato.
Lamentavelmente, o aspecto estético do vérnix não é agradável a médicos, enfermeiras e parentes que quase sempre a elimina com um banho ou mesmo durante os primeiros cuidados pós-parto.
Como não encontrei nenhuma informação sobre uma alimentação que favoreça a produção de vérnix, peço todos os dias ao nosso pequeno que trate de produzir bastante vérnix, para que seu parto seja rápido e sem muitas intervenções. Que ele queria sair do casulo na hora certa, porque estamos todos esperando ele aqui fora para uma vida linda cheia de amor. Vamos ver se ele vai escutar a mamãe, rsrsrs...
Nenhum comentário:
Postar um comentário