sábado, 23 de julho de 2011

Telefones do drº Eduardo

Caso eu esteja na sua companhia e entre em trabalho de parto ou qualquer coisa parecida, me ajudem ligando para o drº Eduardo.

Os telefones dele são:

Consultório - 2286-1058 / 2538-2264
Residência - 3253-2694
Celular - 9982-2694 / 7861-9427

Rua Bambina, 56/ 109 - Botafogo

Os telefones estão salvos na agenda do meu celular.
Espero não dar esse susto em ninguém, mas não custa nos precaver, rsrsrs...

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Biblioteca mãe&filha

O que os amigos e a família andam nos indicando como leitura:

Ganhamos esse livro dos padrinhos da Lara no nosso primeiro dia das mães. Trata do relato de uma jornalista blogueira que aos 30 anos se vê grávida do segundo filho. O mais engraçado é que além de jornalista e blogueira como eu, ela também terá seu bebê no final de setembro. É sempre interessante observar como foi essa jornada para outras mulheres, uma troca de experiências. Lendo o livro pensei muito na Talita. 


Yoga para Gestantes da Fadynha e O Toque no Bebê do Kavanagh foram emprestados pela Talita, uma querida amiga super em forma que revela assim o seu segredo de ser uma gata mesmo depois de ter tido dois filhos, Theo (15) e Dante (3). 

Como vocês já viram nas nossas fotos, o livro da Fadynha está sendo muito útil. Pretendemos aplicar a Shantala na Lara também.


Foi a vovó Mi quem deu início a biblioteca da pequena. A começar pelo livro que conta a história dos irmãos Lumière e o cinema, arte que fascina e ocupa profissionalmente a mamãe. Depois veio Dom Quixote para neoleitores da editora L&PM, o primeiro romance de todos os tempos não podia faltar na primeira biblioteca de uma pequena que tem pai e avó trabalhando com literatura. 



A última aquisição, o livro subintitulado como Uma contribuição para o reencantamento da infância, a vovó conseguiu devidamente autografado. Acompanha um CD de músicas da autora. "Rosy é a criadora de trilhas importantes usadas em peças infantis, como O Menino Maluquinho e Flicts, O Menino Quadradinho, A Professora Maluquinha e A Flauta Mágica, dirigida por Marcelo Marchioro no fim dos anos 90 e para a qual ela fez a direção musical. Por trabalhos como esses, a artista recebeu diversas vezes o Troféu Gralha Azul de melhor trilha sonora em seus 35 anos de carreira – ela estreou na composição para teatro aos 16 anos, em Hoje É Dia de Rock, com direção de Antonio Carlos Kraide e adaptação de Denise Stoklos."

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Mais mimos do sul, agora da tia Lu

Porque os gaúchos sabem como esquentar os pés...

Minha primeira pantufa é de POA

meias anti-derrapantes para os primeiros passos dentro de casa.

Heranças do papai e mimos da vovó Mi

A toalha de vaquinha e o casaquinho feito pela vó Diva foram do papai quando ele era um bebê. Agora serão da pequena Lara. De bebê pra bebê.


Pagão de malha e culote para os primeiros dias

tênis para os primeiros passos
...e um kit cor de rosa, vóvó Mi
não podia resistir a sua cor favorita.

Babeiros de Maria do Sameiro


Maria do Sameiro é uma gentil portuguesa, colega de trabalho do Bruno, que bordou esses lindos babeiros para a Lara, mesmo sem saber que ela é nosso bebê coelho. Todos em sintonia com a pequena, rsrsrs...

A família agradece o carinho!!!

Mimo de Edu e Mari

Não é que eles acertaram que a Lara é o bebê coelho?!

Saquinhos de mudas para maternidade

Na lista do enxoval da maternidade é pedido que a mãe leve seis mudas de roupa para o bebê. Essas mudas devem vir separadas em saquinhos de pano ou plástico.

Os saquinhos já se encontram à venda em alguns sites, nas lojas foi mais difícil encontrar. Mas o preço varia numa média de R$20,00 cada. Um preço um tanto salgado para um produto que será usado praticamente uma vez. Daí que a vovó Aidê resolveu colocar seus dotes artesanais em ação e fazer ela mesma os tais saquinhos.

Olhem que beleza:



Hahaha, a Lara quis sair na foto. Olha que eu tinha cortado
mas ela reapareceu, rsrsrs, essa menina...

sábado, 16 de julho de 2011

Book gestante by Amanda AmadaBo




Aprendendo a ler desde o útero.

O som chegou! Momento relax...

Adoramos esta tarde maravilhosa em sua companhia!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Não basta ser padrinho, tem que participar!

Esta semana recebemos a ilustre visita dos nossos queridos padrinhos-afilhados de casamento, Edu e Mari. Vocês devem achar engraçado o título padrinhos-afilhados, mas é isso mesmo. Eles são nossos padrinhos de casamento e nós somos padrinhos deles. 

Apesar da vida corrida e da distância (eles moram em Curitiba), nossos queridos amigos conseguiram nos fazer uma visita relâmpago para ver de perto a pequena Lara ainda na barriga. Agora, outra visita dessa só no batizado da pequena.

Tudo bem, a vida é assim... mesmo com o relógio atropelando a gente dá uma jeito de estar com quem a gente ama. Não dá pra matar a saudade, mas abrandando já está valendo. 

Um dia e duas tarde em boa companhia!

Fazendo pão de queijo, a paixão gastronômica do Edu.

Barrigão e barriguinha no MNBA

Terço italiano, comprado e benzido no Convento de Stº Antônio
Presente dos padrinhos para proteger nossa pequena

Chorinho no Baixo Gago pra fechar com chave de ouro
 o tour carioca 
Roteiro turístico pelo Rio de Janeiro:


  1. Casa dos Brasil
  2. Visita Guiada pelo Rutônio na BN
  3. Visita às exposições do MNBA (Museu Nacional de Belas Artes) 
  4. Café da tarde na Confeitaria Colombo
  5. Meninos - Arco do Teles, CCBB, Casa França Brasil, Pç Tiradentes, Lavradio
  6. Meninas - Convento de Santo Antônio, Largo da Carioca
  7. Chorinho do Baixo Gago
  8. Retorno pelo Parque Guinle

quinta-feira, 7 de julho de 2011

As dores na barriga

Agora que estamos para além do sexto mês, qualquer incômodo se torna uma preocupação extra.

Desde o início, tudo transcorreu bem. Fora uma leve e curta infecção urinária no quarto mês e uma crise no ciático na mesma época, todos os exames sempre resultam em "nota mil" como diz o Drº Eduardo.

Mas uma pressão na base da barriga vem incomodando além do normal e preocupou o médico e a nós todos. Foi pedida uma bateria de exames. O doutor tinha medo que houvesse uma bactéria escondida e que ela provocasse o parto antes da hora.

Mais uma vez os exames não acusaram nada de anormal. Daí que o Bruno teve uma luz: diagnóstico típico da fibromialgia! Como não pensamos nisso antes. O fato de não ter mais as graves crises que tinha antes nos fez esquecer que tenho fibromialgia, rsrsrs...

Só então fui pesquisar para saber como isso afetaria a gestação. No site fibromialgia.com.br tem um artigo específico sobre a doença e a gravidez.

Lá eles explicam que os estudos ainda são poucos mas o que foi detectado é que "Os sintomas que mais tendem a aumentar o desconforto durante a gravidez são as cãibras, as náuseas e os vômitos do primeiro trimestre, contrações uterinas, a falta de sono e cansaço e até dores na base da barriga, pela pressão da cabeça do nenê. " Tirando os vômitos eu tive todos esses sintomas, e aí está a tal dor na base da barriga que ninguém sabia explicar.

Para minimizar o desconforto eles aconselham:

- Lembrar que a FM não acarreta maior número de abortos espontâneos.
- Muitos dos sintomas serão da gravidez e não da FM, como a dor lombar.
- Discutir com seu médico como diminuir a náuseas e os vômitos no primeiro trimestre, como comer alimentos mais secos, em menor quantidade e mais vezes ao dia.
- Procurar sempre se exercitar, mesmo que levemente, fazendo caminhadas leves e alongamentos.
- Permitir-se maiores períodos de descanso no primeiro e no terceiro trimestres.
- Usar analgésicos permitidos na gravidez, como o paracetamol.
- Conversar com o médico obstetra sobre analgesia durante o parto, e se uma cesariana for o procedimento de eleição, uma analgesia pós-operatória deve ser satisfatória. 


Como estamos seguindo essas recomendações mesmo antes de sabê-las, não há com o que se preocupar. As dores que estou sentindo são suportáveis apesar de incômodas, talvez seriam piores se eu não estivesse seguindo esses procedimentos. O importante é que a pequena vai muito bem e ao que tudo indica virá pontualmente, nem antes nem depois da hora.

Como contar os meses na gravidez?

O blog português História do bebê oferece esta tabela bem prática:


1 mês = 4 semanas e 2 dias. (30.JAN)
2 meses = 8 semanas e 4 dias. (01.MAR)
3 meses = 13 semanas (01.ABR)
4 meses = 17 semanas e 2 dias. (01.MAI)
5 meses = 21 semanas e 5 dias. (01.JUN)
6 meses = 26 semanas (01.JUL)
7 meses = 30 semanas e 2 dias. (01.AGO)
8 meses = 34 semanas e 5 dias. (31.AGO)
9 meses = 39 semanas (30.SET)


Por ela, hoje estamos com seis meses e seis dias. Cada contador dá uma conta diferente, porque em geral eles calculam por um ciclo de 28 dias, que é o mais comum entre as mulheres. Como meu ciclo é de 35 dias essa conta muda um pouco. 


Por isso a tabela do blog português é mais acertada. De toda forma não muda muito pq esperamos para a última semana de setembro mesmo sem precisar o dia. 

terça-feira, 5 de julho de 2011